Minhas extensões foram desativadas pelo Google Chrome - O que eu faço?




Minhas extensões foram desativadas pelo Google Chrome - O que eu faço?

em domingo, 8 de junho de 2014

O Google Chrome recentemente começou a desativar extensões que não são vindas da Chrome Web Store, o que alguns chamam de off-store. Essa novidade era pra ter sido lançada desde a versão 33 do navegador. No entanto, a pedido de algumas empresas o Google decidiu adiar essa feature.

A partir da versão 35, o Google Chrome começou a desativar permanentemente todas as extensões off-store. E todos os desenvolvedores dessas extensões devem hospedá-las na Chrome Web Store para que elas possam ser ativadas no navegador.

Um artigo na Central de Ajuda foi feito para explicar isso:
Extensões desativadas pelo Google Chrome

Esta foi uma medida de segurança que o Google adotou visando proteger seus usuários de extensões maliciosas que vinham sendo instaladas silenciosamente por programas terceiros. Inclusive algumas extensões se tornavam impossíveis de remover, sendo necessário desde a limpeza de registros à limpeza com programas anti-Malware.

O que eu faço para resolver este problema?


Algumas empresas, já postaram tutoriais de como ativar suas extensões nesta nova versão do Chrome

A extensão do Kaspersky, já se encontra na Chrome Web Store:
Web Store - Kaspersky Protection

A extensão do Banco do Brasil já se encontra na Chrome Web Store:
Chrome Web Store - GBBD Banco do Brasil

Outra alternativa para esta situação, seria usar o Google Chrome Canary, sendo que nesta versão o bloqueio de extensões off-store não ocorre. Note que o Chrome Canary é uma versão voltada para usuários avançados, e por conta disso, está sempre sofrendo atualizações e pode haver bastantes falhas, por isso é recomendado que o mesmo seja utilizado apenas quando for necessário o uso de extensões que estão sendo desativadas na versão estável do Google Chrome.

Lembre-se que ao instalar o Chrome Canary, não há substituição da versão estável, pelo contrário. As duas versões ficarão no seu computador. A estável e a Canary. Sendo possível usar as duas ao mesmo tempo.

- Download Google Chrome Canary

Sou um usuário avançado e tenho o arquivo .crx da extensão, o que faço?

Criei um vídeo ensinando a carregar extensões a partir do "Modo do desenvolvedor". É um tutorial um pouco fácil para quem entende. O vídeo está abaixo, eu fiz o teste com a extensão do Windows Media Player, porém também consegui com outras extensões, tais como IDM, FatestTube, Real Player onde eu tinha o arquivo .crx dessas extensões e tudo ocorreu normalmente.