Novidade: Chrome irá avisar quando a hora está errada




Novidade: Chrome irá avisar quando a hora está errada

em quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Quem nunca viu aquele erro no Google Chrome "Certificado de segurança não é válido" ao tentar acessar algum site que possui SSL (Como Google ou Facebook) quando a hora do computador estava errada?

Isso acontece porque os certificados que os sites utilizam para identificar-se só são válidos para períodos específicos de tempo e uma vez que o relógio do seu dispositivo está incorreto, o Chrome não pode verificar esses certificados.


A partir da versão 40 do Google Chrome Canary, quando você tenta acessar um site que possui SSL, o Chrome vai indicar que seu computador está com a hora errada na mensagem de erro, informando se está atrasado ou adiantado.


O seu relógio está atrasado 
A conexão privada para www.google.com.br não pode ser estabelecida porque a data e a hora do seu computador estão incorretas. 
Isso com certeza é um avanço do navegador, já que muitos usuários antes ao receberem essa mensagem de erro ficam perdidos sem saber o que fazer. E agora o Google Chrome informa se o relógio está atrasado ou adiantado, e oferece o botão "Atualizar hora e data", ao clicá-lo é aberta uma janela de hora e data para que o usuário possa corrigir.