Como habilitar o modo do desenvolvedor no Chromebook




Como habilitar o modo do desenvolvedor no Chromebook

em terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O modo do desenvolvedor em um Chromebook nada mais é que uma função especial que permite ao usuário desenvolvedor acessar o código fonte por trás do Sistema Operacional, dando assim a oportunidade de criar suas próprias versões do Chrome OS. (Saiba mais)

Habilitar dual boot no Chromebook (Ubuntu e Chrome OS), é uma das funções que o modo de desenvolvedor permite. Saiba como habilitar dual boot no Chromebook clicando aqui.




Lembrando que antes de seguir o tutorial, se você tem algo no seu Chromebook que considere importante, é recomendável criar uma mídia de recuperação. Pois ao entrar no modo do desenvolvedor o Chromebook é resetado aos padrões de fábrica.

Vamos agora seguir o passo a passo de como habilitar o modo de desenvolvedor do Chromebook:

1) Pressione simultaneamente as teclas ESC + atualizar página  e então com estes dois botões pressionados aperte o botão POWER.

2) Seu Chromebook será reiniciado, e aparecerá a seguinte tela abaixo:



3) Pressione agora em seu teclado as teclas CTRL + D, e será apresentada a seguinte tela:


4) Pressione agora a tecla ENTER, e será mostrada a seguinte tela:


O Chromebook estará fazendo a transição para o modo do desenvolvedor, aguarde alguns instantes, uma barra preta no canto superior da tela, mostrará o andamento com a porcentagem da transição.

5) Novamente o Chromebook será reiniciado, e desta vez será mostrada a seguinte tela:


Não se desespere, aguarde 30 segundos, será dado 2 bipes, e o Chromebook será iniciado normalmente.  

Será mostrada a tela para que você coloque seu login, configure rede wi-fi, enfim, configurar seu Chromebook, como se fosse a primeira vez que você estivesse usando o mesmo. 

Toda vez que o dispositivo for ligado, será mostrada essa tela com o ponto de exclamação vermelho, e você deve esperar pelos 30 segundos.

Como desabilitar o modo de desenvolvedor?

Ao iniciar o Chromebook, será exibida a tela de que "A verificação do sistema operacional está desativada". Pressione prontamente a tecla "ESPAÇO" no seu teclado para ativar novamente, espere a transição ser feita, e então o modo do desenvolvedor será desabilitado.