Não consigo fazer downloads pelo Google Chrome - O que eu faço?




Não consigo fazer downloads pelo Google Chrome - O que eu faço?

em sábado, 21 de fevereiro de 2015

Realizar downloads pode ser uma tarefa muito fácil para algumas pessoas, no entanto, nesse meio tempo pode haver alguma mensagem de erro impedindo o download de ser realizado ou até mesmo nem aparece mensagem de erro, apenas o download não se completa.

Geralmente o problema se dá ou pela rede de internet do usuário, ou até mesmo por algum programa ou configuração do computador, comumemente vemos os antivírus bloqueando downloads. Veremos abaixo passo a passo para tentar solucionar este problema.


As mensagens de erros mais comuns geralmente são essas:

1. Falha - Bloqueados
2. Falha na verificação de vírus
3. Erro na rede
4. Permissões insuficientes

1) Desative o antivírus 


Muitas vezes o antivírus pode estar bloqueando o download no Google Chrome, sendo assim, experimente temporariamente desativá-lo, e faça novamente um teste ao fazer downloads.

Além disso, realize o seguinte procedimento (Para Windows):

1. Em seu teclado aperte WIN () + R e digitei regedit e pressione ENTER
2. Localize o diretório HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Attachments 
3. Clique duas vezes sobre a chave ScanWithAntiVirus e altere o valor para 1, dê o OK. E reincie o PC.

2) Limpe o cache e desative as extensões do navegador


Veja abaixo os links sobre como fazer isso:

2. Desativar suas extensões

3) Crie um novo perfil de usuário


Veja abaixo o link sobre como fazer isso:


4) Mude o diretório de Download


Algumas vezes mudar o local onde o Chrome salva os downloads é uma alternativa para o problema:
  • Clique no menu do Google Chrome Chrome menu 
  • Selecione Configurações.
    • Clique em Mostrar configurações avançadas e desça a barra de rolagem até a seção "Downloads". Clique em Alterar e selecione  o novo local para salvar os arquivos.
    • Se você preferir escolher um local específico para cada download, marque a caixa de seleção "Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download".

5) Inicie o seu computador em modo de segurança


Se o seu computador possuir algum programa que possa estar dando conflitos com o Google Chrome impedindo o mesmo de realizar downloads, ao iniciar em modo de segurança com rede, o problema poderá não acontecer, saiba como realizar esse procedimento no link abaixo:
Se ao iniciar em modo de segurança o problema com downloads não acontecer, você deverá fazer uma inicialização simples no computador, que irá retirar programas que se iniciam junto com o sistema operacional, veja no link abaixo como reaizar o procedimento:

6) Faça download por outro computador na mesma rede


Teste fazer download conectado na mesma rede de internet, se o problema for o mesmo, então a sua rede de internet é a culpada pelas falhas de download. Sendo assim, veremos alguns passos para certas configurações de rede.

- Proxy:
  • Clique no menu do Google Chrome Chrome menu na barra de ferramentas do navegador.
  • Selecione Configurações.
  • Clique em Mostrar configurações avançadas.
  • Na seção "Rede", clique em Alterar configurações de proxy. Isso abrirá a caixa de diálogo "Propriedades de internet".
  • Clique em configurações de LAN .
  • Desmarque todas as caixas e salve as configurações

- Resete o protocolo TCP/IP da rede:
  • No Menu Iniciar  digite Prompt de comando, clique com o botão direito do mouse sobre, e clique em Executar como administrador.
  • Digite o comando netsh winsock reset catalog  e pressione ENTER
  • Reinicie o computador

- Mude o MTU do seu roteador/modem

MTU é a abreviação de Maximum Transmission Unit (Unidade Máxima de Transmissão), que é responsável pelos tamanhos dos pacotes que serão transferidos, tanto no download como no upload.

Para saber o tamanho ideal do MTU para sua conexão de internet faça o seguinte procedimento (Windows)

  • No menu iniciar digite cmd  e pressione ENTER
  • Clique com o botão direito do mouse sobre e clique em Executar como administrador
  • Digite o comando tracert -d www.google.com e pressione ENTER (O site pode ser qualquer um, usamos o Google para exemplo)
Será mostrado na tela do Prompt de Comando a rota traçada até o site do Google. Localize o primeiro IP mostrado após os IP's que começam com 192.


Após pegar o IP, digite o seguinte comando ping -f -l 1500 201.10.196.120

A parte destacada de vermelho é o MTU padrão que já vem configurado no seu modem/roteador, e a parte destacada de azul é o IP que apareceu depois do 192, esse valor pode variar de acordo com o site que você colocar no comando , portanto esteja atento ao IP mostrado.

O problema é que o MTU 1500 ocorre uma mensagem de erro ao dar o ping, porque o pacote é muito grande, e ele pede para fragmentado, ou seja, diminuir o tamanho do pacote, quebrá-lo etc...


Vá repetindo o comando diminuindo 10, ou seja, teste com 1490, depois 1480 até essa mensagem não se repetir mais, no exemplo, a mensagem não ocorreu mais com o MTU 1430, conforme abaixo:


Após ter descoberto o melhor MTU da sua rede, acesse as configurações do seu modem/roteador, e mude o MTU de 1500 para o valor que você descobriu. Geralmente para acessar as configurações do seu modem ou roteador, deve-se:
  • Digite 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 na barra de endereços do Chrome e pressione ENTER. (Esse IP varia de acordo com cada rede)
  • Se abrirá uma janela pedindo que você faça login com seu usuário e senha. Por padrão usa-se admin para usuário, e admin para senha, após preencher, pressione ENTER para logar.
  • Procure a opção "Configurações WAN", localize o campo MTU e altere o valor, salve e reinicie o modem.




Discuta com outros usuários na nossa comunidade: