"Failed to create data directory. Cannot read and write to its data directory" e duplicação de perfil de usuários - Como resolver?




"Failed to create data directory. Cannot read and write to its data directory" e duplicação de perfil de usuários - Como resolver?

em quinta-feira, 16 de abril de 2015
Estes dois problemas são bem frequentes no fórum de ajuda do Google Chrome. Trata-se de uma política aplicada ao navegador, o que faz com que ao abri-lo, emita uma mensagem de erro, ao qual está descrita no título da postagem.

Além disso, o outro problema que ocorre é quando um usuário do Windows possui um login em uma conta Google no Chrome, e esse mesmo login, está no Chrome de todos os outros usuários do Windows, não permitindo diferenciação de perfis de usuário, ou seja, há uma duplicação de dados. Resumidamente, os mesmos dados de um usuário do Windows, está replicado em todos os outros.



Ambos os problemas são ocasionados por essa política que iremos falar logo abaixo. Provavelmente o fato do seu Chrome estar apresentando essa anomalia, seria uma possível infecção por algum programa malicioso (Malware). Já que os mesmos cada vez mais vem invadindo os computadores dos usuários, que baixam programas por instaladores terceiros e não do site oficial.

Portanto, antes de mais nada, faça uma busca no seu computador em busca de Malware:


Como solucionar o problema?


Esta dica foi dada por um usuário do fórum do Google Chrome para solucionar o erro ao abrir o Chrome, além disso outro usuário confirmou que essa mesma dica havia funcionado para solucionar o problema com a duplicação de dados nos usuário do Windows.



  • Em seu teclado, pressione as teclas WIN () + R e digite regedit  e pressione ENTER;
  • Após isso, localize o seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Google\Chrome
  • Clique na chave "UserDataDir" com o botão direito do mouse e clique em "Excluir"
    • Vale lembrar que você precisa de privilégios de administrador no Windows pra fazer esse passo.
Clique para ampliar
Depois de realizar este procedimento, reinicie o seu computador e o problema não deverá mais acontecer. Persistindo o problema, é possível que desinstalando o Chrome, limpando os registros e arquivos que ficam no computador, o problema seja solucionado. Veja abaixo:
Discuta com outros usuários na nossa comunidade de ajuda: