Guia do Chrome atualiza sozinha quando clico nela - O que fazer?




Guia do Chrome atualiza sozinha quando clico nela - O que fazer?

em terça-feira, 15 de março de 2016
Nas novas versões do Chrome, muitos usuários estão incomodados com a nova feature que chegou. Atualmente, quando o usuário tem mais de uma guia aberta no navegador, por padrão o Google Chrome mantém o processo ativo somente da guia principal que o usuário está navegando.

As outras guias, ele "congela" o processo da mesma no processamento do computador, e o usuário ao voltar a utilizar a guia, o navegador recarrega a guia e ativa novamente o processo que antes estava "congelado".



Nas novas versões do Chrome, o reload automático de guias inativas está definido como padrão. Isso acontece porque o Chrome está trabalhando em cima do esquema de gerenciamento de memória, com a finalidade de reduzir a quantidade de memória RAM consumida pelo navegador, o que é algo bem questionado por muitos. 

Sendo assim, reforçando mais uma vez, se uma guia não está sendo utilizada, ele "inativa" o processo daquela guia, e somente é "ativado" quando a pessoa torna a utilizá-la.

Se você não gosta do reload das guias no Chrome, você pode desativar essa funcionalidade, para isso é preciso desativas duas flags responsáveis por tal feature no navegador.

  • Abra no navegador a URL chrome:flags#enable-offline-auto-reload-visible-only e mude de Padrão para Desativada.
  • Depois abra no navegador a URL chrome:flags#automatic-tab-discarding e mude de Padrão para Desativada.
  • Após realizar os passos anteriores, reinicie o Chrome para que as alterações sejam validadas.

Note que flags são recursos experimentais do navegador, e podem ser removidas a qualquer momento em futuros lançamentos de versões do Chrome.